Blog

De regresso a casa

Cordeiro acabava de parar ao lado dos carris. A sua mão aproximava-se do manípulo da porta, mas a incerteza levava-o a hesitar. Nunca havia visitado a estação do Tua, apenas a conhecendo das histórias contadas pelos seus avós. Este tripeiro com raízes transmontanas sabia que não ia encontrar a imagem das histórias da sua infância,Continue a ler “De regresso a casa”

As cineastas, a pandemia e o financiamento do cinema: à conversa com Catarina Vasconcelos

Continuamos a conversa com Catarina Vasconcelos, a propósito do seu filme mais recente, “A Metamorfose dos Pássaros”. A cineasta não hesitou em reconhecer que pertence a uma minoria, já que “o cinema português sempre foi um meio dominado por homens”. E ainda continua assim, apesar dos trabalhos de mulheres como Cláudia Varejão, Teresa Villaverde ouContinue a ler “As cineastas, a pandemia e o financiamento do cinema: à conversa com Catarina Vasconcelos”

Beatriz e os seus filhotes: a “Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos

Beatriz estava casada com Henrique, um oficial da marinha, desde os seus 21 anos. Enquanto o seu marido estava no mar, Beatriz ficava em terra, em Lisboa, “a construir a sua família”. Como nenhuma relação existe sem comunicação, os dois iam trocando cartas. O almirante relatava-lhe a sua vida no mar, ao mesmo tempo queContinue a ler “Beatriz e os seus filhotes: a “Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos”

Museu Dolores Olmedo e o autorretrato de Frida Kahlo

A pandemia do Covid-19 teve um impacto considerável na indústria cultural. Os museus foram um dos sectores mais afectados. Contudo, a possibilidade de visitar as exposições através da Internet viria a surgir como uma solução. Foi o caso da exposição “Me pinto a mi misma” de Frida Kahlo, no Museu Dolores Olmedo na Cidade doContinue a ler “Museu Dolores Olmedo e o autorretrato de Frida Kahlo”

Faleceu Albert Uderzo, um dos criadores de Asterix

O famoso gaulês Asterix ficou órfão na manhã desta Terça-feira. Depois do falecimento do argumentista René Goscinny em 1977, foi a vez do seu outro criador, Albert Uderzo. O cartunista francês não resistiu a um ataque cardíaco e faleceu enquanto dormia. Albert Uderzo nasceu em Firmes a 25 de Abril de 1927, filho de imigrantes italianos.Continue a ler “Faleceu Albert Uderzo, um dos criadores de Asterix”

Romeu e Julieta de Tchaikovsky faz 150 anos

Celebram-se nesta Segunda-feira os 150 anos da primeira exibição da ópera “Romeu e Julieta” de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Inspirada na peça homónima de William Shakespeare, a obra do compositor russo foi apresentada ao público pela primeira vez no auditório da Sociedade Musical Russa. A exibição não entusiasmou a plateia. Uma polémica sobre o maestro Nikolai RubinsteinContinue a ler “Romeu e Julieta de Tchaikovsky faz 150 anos”

Audições para “O Lugre” resistem ao Coronavírus

As candidaturas para o elenco da peça “O Lugre” terminam nesta Terça-feira. Apesar dos cancelamentos decorrentes do Coronavírus, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana do Castelo decidiu manter as audições para o elenco, a realizar no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda. O Centro Dramático de Viana do Castelo (CDVC)Continue a ler “Audições para “O Lugre” resistem ao Coronavírus”

Cancelamento de atividades chega a Hollywood

Os efeitos da chegada do Covid-19 aos Estados Unidos já se fizeram sentir em Hollywood. Os cancelamentos de filmagens, produções, estreias e eventos públicos causaram um abalo na indústria do entretenimento. Em declarações à agência Lusa, o CEO dos Space Station Casting Studios, Bem Rovner afirmou “estar a receber cancelamentos a torto e a direito”. Para oContinue a ler “Cancelamento de atividades chega a Hollywood”

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.


Follow My Blog

Get new content delivered directly to your inbox.

<span>%d</span> bloggers like this: