As cineastas, a pandemia e o financiamento do cinema: à conversa com Catarina Vasconcelos

Continuamos a conversa com Catarina Vasconcelos, a propósito do seu filme mais recente, “A Metamorfose dos Pássaros”. A cineasta não hesitou em reconhecer que pertence a uma minoria, já que “o cinema português sempre foi um meio dominado por homens”. E ainda continua assim, apesar dos trabalhos de mulheres como Cláudia Varejão, Teresa Villaverde ou Leonor Teles. E nem contamos as equipas técnicas. O que seria do cinema “sem as diretoras de fotografia ou as assistentes de realização”?

@ D.R.

Apesar de todos estes percalços, Catarina espera que as coisas possam mudar. Nas suas palavras, “temos realizadoras incríveis a trabalhar em Portugal. Os frutos do seu trabalho foram imensos e eu espero que possam ser ainda maiores”.

Do online para as salas de cinema

A família Vasconcelos viu “A Metamorfose dos Pássaros” pela primeira vez em Janeiro. Nos dois meses seguintes, o filme chegou até aos festivais internacionais de cinemas. No entanto, a pandemia do Covid-19 chegou à Europa nessa mesma altura e todos os eventos culturais foram cancelados. Ainda assim, as estreias dos filmes não poderiam parar. Foi nesse contexto que o filme de Catarina “ganhou uma vida online”.

Apesar da internet ter possibilitado que “A Metamorfose” chegasse a cada vez mais pessoas, a cineasta não vê o futuro do cinema em plataformas como Netflix ou HBO. Para a realizadora, “em casa não há o mesmo nível de atenção de uma sala de cinema, nem o espaço tem as condições específicas para exibir um filme”. Para além disso, seria “uma injustiça pedir a uma equipa criadora de uma longa-metragem para apenas o ver num ecrã de 13 polegadas”. Ainda que essas plataformas sejam muito importantes, Catarina afirma que “os filmes devem voltar às salas de cinema”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: