Pedro Costa recebe prémio “Persistence of Vision”

O realizador Pedro Costa recebeu o prémio “Persistence of Vision”. A informação foi avançada nesta Quinta-feira pela produtora OPTEC Filmes. O Festival de Cinema de São Francisco galardoou o cineasta pela realização de “Vitalina Varela”.

Foto: Raul Caro/Lusa

O festival de cinema norte-americano manteve a atribuição dos prémios, apesar do cancelamento resultante do Covid-19. “Vitalina Varela” estreou nos Estados Unidos em Fevereiro. A sua estreia mundial aconteceu em 2019 na cidade suíça de Locarno. O drama de Pedro Costa conta a história de uma cabo-verdiana chegada a Lisboa três dias depois do funeral do seu marido. A película já se encontra disponível na plataforma Filmin.

Uma mini-biografia

Pedro Costa nasceu em Lisboa a 3 de Março de 1959, filho do jornalista Luís Filipe Costa. Após abandonar a licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, decidiu ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Inicia a sua actividade como assistente de realização de Jorge Silva Melo e João Botelho. A sua primeira curta-metragem surgiu em 1984, “É tudo invenção nossa”, seguida pela primeira longa-metragem “Sangue”, em 1989.

A sua ligação cinematográfica à comunidade cabo-verdiana começou em 1997, com “Ossos”. Ao primeiro filme da trilogia “Cartas das Fontainhas”, filmada no bairro homónimo de Lisboa, seguiram-se “No Quarto da Vanda” em 2000 e “Juventude em Marcha” em 2006. “Vitalina Varela” foi a última obra sobre este grupo, como uma sequela de “Cavalo Dinheiro”.

Originalmente publicado a 01 de Maio de 2020 na RV Magazine para a Unidade Curricular de Jornalismo Multimédia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: