Maria Augusta Santos (PS): “Distrito marcado por fortes assimetrias impõe uma atenção da parte do governo”

Pedro Maia Martins: Como se apresenta aos nossos leitores?

Augusta Santos: Eu sou natural e residente em Vila Nova de Famalicão, na freguesia de Lousado. Sou professora de Geografia há mais de 40 anos. Estive sempre muito ligada ao 12º ano. Neste momento desempenho o mandato de deputada na Assembleia da República (AR), em representação do Partido Socialista (PS). Como costumo dizer “sou professora e estou deputada” (risos).

@ Pedro Maia Martins

PMM: Como entrou na política?

AS: Entrei de forma quase involuntária, na década de 90 do século passado. Fui desafiado por um grupo de conterrâneos para integrar uma lista de independentes para a Junta de Freguesia. Essa lista de independentes não foi vencedora, mas elegemos três representantes para os nove lugares da Assembleia de Freguesia. Mais tarde, concorremos novamente e fizemos um acordo com o PSD. Nessa altura eu entrei para o executivo da Junta, ainda presidida pelo PS. Eu colaborei de forma leal com o presidente da Junta, pois estavam em jogo os interesses dos cidadãos, à frente de qualquer interesse de carácter pessoal ou até partidário.

Entretanto, em 2001, o presidente da Junta não se recandidatou e o PS convidou-me para encabeçar a lista do partido. Eu aceitei, ganhei e presidi à junta durante o mandato seguinte. Eu filiei-me no partido pouco tempo depois. Eu estava em minoria no executivo, o que me trouxe algumas dificuldades no exercício das minhas funções. No mandato seguinte fui convidada para integrar as listas para a Câmara Municipal. Devido a uma divisão do PS, não ganhamos, mas eu exerci o cargo de vereadora, em substituição.

Há quatro anos fui convidada para integrar as listas do PS para a AR [candidatando-me a deputada]. Inicialmente não estava disponível. Mas acabei por aceitar e não me arrependo. Tive o privilégio de ter desempenhado este cargo ao longo de uma legislatura que marcou e intensificou a vida democrática no nosso país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: