Um dia na vida dos novos mouros

O Sol nasce em silêncio na Mouraria. O movimento humano do dia anterior desapareceu das ruas do bairro.

Apenas o barulho dos pedreiros dá alguma vida à Calçada Agostinho de Carvalho. Até a Baitul Muqarram, a Casa Sagrada, o principal local de culto islâmico no bairro lisboeta, se encontra fechada. É o primeiro dia do Ramadão, o nono mês do calendário islâmico. Bangladeshis e guineenses mantêm-se em casa, ajoelhados nos seus tapetes de oração, enquanto preparam os seus corpos para o jejum ordenado pela sua fé. O dia será longo até a noite cair e o esforço chegar ao fim. O sino da Capela da Senhora da Saúde, no Martim Moniz, consegue ouvir-se destas ruas, como se os cristãos estivessem a anunciar a chegada do Mês Sagrado.

A procura por presença humana obriga a uma subida até ao início da Rua dos Lagares, no final da Rua das Olarias. A cor da pele e a língua falada pelos transeuntes mostram-se diferentes: este é o interior da Mouraria, onde os alfacinhas ainda imperam. Estes moradores habitam no bairro lisboeta há várias gerações. O olhar desconfiado para os forasteiros (turistas incluídos) não é escondido. As portas abertas da Pastelaria Aviz surgem como um refúgio. Talvez a tradicional “bica” sirva de consolo. O proprietário encontra-se atrás do balcão, a servir os seus clientes. A familiaridade com a qual se estes mostra a sua presença habitual. Alguns encontram-se ao balcão, apressados para partirem dali em direção aos seus trabalhos. A palavra mais repetida entre estes transeuntes é “vizinho”. Para os locais, esta é a sua casa. Todos se conhecem.
As faces em volta têm algo mais em comum: a sua idade. Se o famoso romance de Cormac McCarthy se passasse nesta rua, chamar-se-ia “Este Bairro Não É Para Novos”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: